Aula de português

A linguagem na ponta língua,
tão fácil de falar e de entender.

A linguagem
na superfície estrelada de letras,
sabe lá o que ela quer dizer?
(...)
O português são dois; o outro, mistério.

Carlos Drummond de Andrade

sexta-feira, 19 de março de 2010

Revista Literária



Olá Pessoal,

Para finalizar os estudos sobre o Romantismo, vocês confeccionarão uma Revista sobre o livro sorteado. Abaixo segue o roteiro e algumas páginas do livro Linguagens :Willian Cereja. vol. único. onde vocês encontrarão dicas dos gêneros textuais da revista. Mãos à obra!

Revista Literária – Romantismo
I unidade
 Caro(a) Estudante,

Para sistematizarmos nossos estudos sobre Romantismo, trabalharemos com a obra _______________
Realizaremos pesquisas, leituras, resenhas, dentre outros textos para a produção de uma REVISTA LITERÁRIA.
  
Para o trabalho com a revista, faremos:
  • Escolha de grupos
  • Definição de título para a revista
  • Data de entrega: 12 /04/10
  • Valor: 3,0

A revista será, na verdade, o suporte de todos os estudos realizados e deverá conter:
    1. Capa: com título, imagem do autor/personagens da obra, a manchete principal(em destaque), manchetes dos outros textos como no das páginas, a editora, no da edição, mês, ano, preço.
    2. Sumário com tudo que contém na revista com ilustrações dos textos.
    3. Direção e controle: diretor de planejamento e controle (nome da professora da disciplina), editor, diretor de arte, diretor de redação, designers, repórter(nome da equipe e série/turma)
    4. Editorial: texto do grupo sobre a revista. Esse editorial deverá abordar apenas sobre a "edição dessa REVISTA", a proposta da revista em si. (ver livro de Willian Cereja pg. 310-314)
    5. Entrevista: Simulação de entrevista com base nas pesquisas realizada sobre o autor.
    6. Reportagem: Pontos polêmicos e correntes filosóficas ligadas ao Romantismo. (p.257-260)
    7. Resenha crítica (p. 301-303)- Falar sobre o enredo do ROMANCE sorteado. Comentar sobre a estrutura do livro (apresentação,complicação, clímax e desfecho), linguagem e elementos da narrativa: em especial o narrador, qual a sua importância para a construção do enredo, autor, ano de publicação e relação com o estilo de época em que a obra pertence com apreciação do grupo.
    8. Humor: espaço para charges, tiras e piadas sobre o autor ou temática abordada no livro.
    9. Notícia: narrar o advento da Revolução Francesa como se tivesse acontecendo hoje.
    10. Ponto de vista: Artigo(texto argumentativo) sobre a obra lida, apontado uma análise com base nas características românticas nela apresentadas e a função social, bem como seus personagens e intencionalidades.
    11. Cartas de leitor: espaço para opiniões sobre a edição da revista.
    12. Cantinho do conto/crônica: exposição de um contos ou crônica sobre o tema abordado no livro.
    13. Novidades na literatura/cinema: espaço para apresentação e divulgação de novidades artísticas(música, televisão, cinema, poesia.(sugestão: top 10, os mais vendidos, curiosidades, etc.)
    14. Propaganda: divulgação de empresas patrocinadoras ou produtos.
    15. Pintando o 7: Análise de uma pintura do Romantismo (de preferência com a temática do livro)
    16. Música: seleção de música/conto
    17. Biografia: resumo da vida e obra do autor.
    18. MODA: sessão para fotos, recortes da moda da época da obra.

Obs. Serão considerados critérios de avaliação o comprometimento individual na realização das atividades; a criatividade; o cumprimento de prazos.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário