Aula de português

A linguagem na ponta língua,
tão fácil de falar e de entender.

A linguagem
na superfície estrelada de letras,
sabe lá o que ela quer dizer?
(...)
O português são dois; o outro, mistério.

Carlos Drummond de Andrade

sábado, 6 de março de 2010

Senhora

Quem já está terminando de ler o livro Senhora? A impressão que se tem dos personagens qual é? Será que esse tipo de casamento ainda existe em nossa sociedade? O primeiro que enviar um comentário sobre a impressão que teve do livro, ganhará um prêmio....

14 comentários:

  1. á ambição da epoca, em busca de dinheiro. Acredito que hoje não exista mais está forma de casamento, apesar de em alguns paises o casamento seja arrumado pelos pais, acredito que no Brasil não aconteça mais isso.

    ResponderExcluir
  2. A Liberdade Guiando o Povo (em francês: La Liberté guidant le peuple) é uma pintura de Eugène Delacroix em comemoração à Revolução de Julho de 1830, com a queda de Carlos X.[1] Uma mulher representando a Liberdade guia o povo por cima dos corpos dos derrotados, levando a bandeira tricolor da Revolução francesa em uma mão e brandindo um mosquete com baioneta na outra.[1]

    Em 2009, uma versão dessa pintura, na qual a bandeira brasileira substitui a bandeira da França, foi publicada para anunciar extra-oficialmente o Ano da França no Brasil.[carece de fontes?]

    A liberdade guiando o povo

    2º "c" - Pedro Fidelis

    ResponderExcluir
  3. O livro é bem interessante. A verdade é que no começo não gostei muito, deu até preguiça de ler, mas depois comecei a usar a imaginação e percebi que a história era algo que acontecia muito antigamente. Hoje não se vê muito isso de casar sem amor, antes era muito comum pai obrigar filha a casar com quem não amava por causa da situação financeira do marido.
    Todo o contexto me chamou atenção, Fernando casa-se por dinheiro e Aurélia casa-se por vingança ao ex- namorado que um dia a magoou, com o objetivo de dá o troco e humilha-lo. Entretanto,no decorrer da história, há muita humilhação, mas também com a convivencia acabam descobrindo que amam um ao outro e no final da história quem pede perdão não é Fernando e sim Aurélia, humilhando aos seus pés mais do que o humilhou em todo tempo que estiveram juntos. Amei a história, atraiu muito minha atenção, pois mostra um sentimento que temos muito, o orgulho e o desejo de vingança e ela fez uma coisa um pouco dificil, se humilhou,quebrando todo o orgulho e mágoa do passado que havia em seu coração. O livro passa uma grande história de amor e lição de vida onde podemos aprender muito..

    Aconselho que leiam esse livro, é muito bom, pois mostra uma grande lição de vida!!!

    Graciele Pereira

    2° "C"

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Kelly

    A impressão que se tem dos personagens, e da sociedade da época é que eles se comportam de uma forma na sociedade totalmente diferente do que realmente eles vivem.
    Mas a grande temática do livro é a questão do casamento por dote, por interesse. Analisando hoje existem muitos casamentos por interesse, mas não como o livro Senhora, que Fernando foi comprado, mas interesse pelo o que o outro tem.
    Enfim é um ótimo romance e que merece toda nossa atenção!

    2° C

    ResponderExcluir
  6. O livro é um clássico! Mostra praticamente uma "luta", entre o bem e o mal...onde o bem seria o amor idealizado, que vence tudo e todos; e o mal seria o dinheiro, os bens materiais.
    Os protagonistas, Fernando e Aurélia, são vítimas de vários desencontros onde esse amor idealizado luta contra os grandes vilões o dinheiro, os bens materiais e certos pensamentos preconceituosos!
    É um livro que retrata um romance, mas é também diferente de outros livros...ele nos leva a recordar como é um verdadeiro conto de fadas!

    2º C matutino

    ResponderExcluir
  7. O livro é bem interessante, mas no começo é bem difícil de entender. Mas ao longo da história podemos perceber que é um livro bem curioso de se ler.
    O livro questiona o amor e os interesses através dos personagens principais que são Aurélia e Fernando, que vivem encontros e desencontros ao longo da historia.
    O autor cita também o rio de janeiro de forma bem preciosa, e elogia-o muito.
    Vemos que o casamento retratado no livro é algo que acontecia antigamente, assim como naquela época também os pais arrumavam o noivo para a sua filha. Mas hoje ainda podemos perceber que há casamentos por interesse em bens materiais, mas não como o de Aurélia que compra o seu noivo Fernando para se vingar de seu ex-namorado que a tinha magoado e Fernando acaba se casando pelo dinheiro.
    No final temos a surpresa de ver que Aurélia pede perdão para Fernando e eles acabam se entregando a um amor verdadeiro.
    Gostei muito do livro e sugiro a todos que leiam, pois temos uma grande lição de vida não só em relação ao casamento, mas também ao amor.

    Isabela Malheiros

    2º C Matutino

    ResponderExcluir
  8. O livro é muito bom. O romance mostra como naquela época as pessoas não importava com o sentimento que hoje em dia e essencial pra si casar "O Amor".
    Diferentemente do que vivemos hoje as pessoas casavam por dinheiro e os casamentos eram arranjados.
    Aurélia uma mulher vaidosa amava Fernando Seixas, mas devido seu orgulho e sua ganância pelo dinheiro fez com que o mesmo desprezasse este amor; ela se vingou e humilhou ele.
    Esse romance mostra que dinheiro não compra sentimento algum, e sim destroem muitos deles, além de transformar-nos em pessoas gananciosas e pobres de sentimentos.

    Marciele 2° "C"

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. O livro nos relata uma vida de um casal muito pertubada pela ambição do dinheiro e da vingança, particulamente presente em alguns casos na vida real e nas novelas, como em "Caras e Bocas" em que o casal (Milena e Nicholas) onde tiveram quase o mesmo destino que no livro.
    A impressão que se tem e que eles não se conformavam em serem abandonados ou seguirem ordens.
    E com isso cada vez mais vem crescendo hoje em dia, casais que olham primeiro para o dinheiro e depois paro o "tal" amado.


    Edson Rayan
    2º Ano C "mat."

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. Eu não concluir ainda a leitura do livro, por ser um livro literário com linguagem rebuscada, se torna cansativo prefiro os livros de "SIDNEY SHELDON"(rsrs). Mais me despertou um certo interesse pela forma como "ela"compra um esposo, pagando contos de reis. Bem interessante de forma geral o contexto do livro.
    Estou gostando Profii!SHASAUSAUSHASA
    2 D

    ResponderExcluir
  14. nem li soaskaksopakspaks vo le ainda

    ResponderExcluir