Aula de português

A linguagem na ponta língua,
tão fácil de falar e de entender.

A linguagem
na superfície estrelada de letras,
sabe lá o que ela quer dizer?
(...)
O português são dois; o outro, mistério.

Carlos Drummond de Andrade

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Análise do Conto ( IGREJA DO DIABO _ Machado de Assis)

Equipe: Ana Paula, Lazaro Trindade, Luma Suelem, Marciele Oliveira, Patrisia Silva
Segundo S Matutino:



Atraves da leitura do conto podemos perseber algumas características machadianas marcantes. Machado de Assis não hesitou em relatar no mesmo às maleitas e fraquesas humanas, característica do realismo.
Ao iniciar o conto, Machado narrando na terceira pessoa, faz com que nossa imaginação flua, nos transportando para ambientes completamente opostos e surreais, o paraíso e o inferno, e é neste ultimo que nosso protagonista – o diabo, uma figura que representa todas as coisas ruins do homem – tem uma idéia de fundar sua própria igreja.
Como se não bastasse ter a idéia, o “capeta” trotou logo de ir se comunicar com o Todo Poderoso ( Deus). Este que cheio de bondade e de amor acolhe a idéia satânica, nos surpreendendo com essa aceitação.
E lá se vai o “coisa ruim” fundar sua igreja, e para nosso espanto, a nova igreja ja possuíam um grande número de fieis, esta que tinha uma doutrina fundamentada nos sete pecado capitais.
Passam-se uns dez anos, e o diabo vai verificar como anda a sua igreja, mas qual a sua surpresa, quando percebeu que seus fieis praticavam antigos atos de Deus.

Um comentário: