Aula de português

A linguagem na ponta língua,
tão fácil de falar e de entender.

A linguagem
na superfície estrelada de letras,
sabe lá o que ela quer dizer?
(...)
O português são dois; o outro, mistério.

Carlos Drummond de Andrade

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

analise do conto Menino linha dura de Stanislaw Ponte Preta

Alunos : Andressa Cotrim,Charline Vasconcelos, Rubens e Walnyanne 2 c MAt

O menino linha dura, foi um conto produzido por Stanislaw Ponte Preta, nele nos mostra a historia pedrinho, um menino muito sínico e medronho que ao brincar de bola quebra a vidraça de sua casa e vai para o quarto com medo da repreençao do pai, com isso sua mae querendo ser uma otima educadora resolve nao pertubalo, e espera a chegada do pai para o jantar e conta o acontecido e pede para ter paciencia com o filho que está com medo dele. O pai que tambem tem o maior interesse no bem do filho e pretende educalo da melhor forma possivel entende a preocupação de sua mulher e resolve perguntar ao filho quem haveria quebrado a vidraça em vez de ir logo castingando-o. assim que o pai pergunta ao menino ele responde que nao faz a minima ideia, o pai pensando que o menino ainda esta sobre o impacto do nervosismo resolveu deixar pra mais tarde, apos o jantar estar servido na mesao o pai novamente insiste na pergunta e dessa vez diz que nao vai castigar o responsavel pela vidraça, dessa vez o menino responde inventando uma mentira na maior cara de pau e diz: Quem quebrou foi o garoto do vizinho! o pai: tem certeza? O menino: JURO!.
O pai ja nervoso com isso diz que quando acabar o jantar iriam os dois na casa do vizinho esclarecer tudo, e pedrinho concorda que seria a melhor solução sem mostrar nenhum remorso. finalizando o jantar o pai pega na mao do menino e direciona pra casa do visinho e na metade do caminho pedrinho diz: pai aquele menino é um subversivo desgraçado. Não pergunte nada a ele não. Quan-
do ele vier atender a porta, o senhor vai logo tacando a mão nele.
tudo isso acontece na terceira pessoa sendo o narrador observador, apesar de as vezes haver breves dialogos, e o tempo dura do atardecer ate o jantar á noite.
o climax se da com a resposta de pedrinho sobre quem haveria quebrado a vidraça, pois ninguem imaginava que ele menteria e sim contasse a verdade. Podemos tambem ver que os pais de Pedrinho misturavam os modelos moderno e tradicional de
educação e, na situação narrada, não conseguiram fazer com que o filho assumisse o que fez, as vezes é necessario usar metodos padroes e antiquados na educaçao dos filhos.
se é curioso tambem, quando se ler o texto na intrega o autor Stanislaw Ponte Preta, geralmente apresentam uma linguagem informal, às vezes com gírias como:
"espinafrado pelo pai”
“Pedrinho, com a maior cara-de-pau, pigarreou e lascou”
“o senhor vai logo tacando a mão nele”
podemos citar o grande humor que ouve nessa historia, e tambem que contar mentira nao resolve todos os problemas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário