Aula de português

A linguagem na ponta língua,
tão fácil de falar e de entender.

A linguagem
na superfície estrelada de letras,
sabe lá o que ela quer dizer?
(...)
O português são dois; o outro, mistério.

Carlos Drummond de Andrade

terça-feira, 9 de novembro de 2010

O Ritual Musgrave


A narração do conto é feita em 1ª pessoa, em uma breve apresentação se faz a descrição dos personagens principais, esta estória envolve o detetive Sherlock Holmes, Watson seu amigo e ajudante, Reginald Musgrave o cliente, Brunton o mordomo e Rachel Howells a caseira.
Tudo começa quando Reginald procura Holmes para desvendar um caso, o misterioso desaparecimento do mordomo e da caseira, as únicas pistas que Reginald encontrou foram algumas pegadas indo de encontro ao lago perto de sua casa e um saco com um monte de metais enferrujados e velhos, Reginald menciona que antes do desaparecimento o mordomo foi pego mexendo na sua biblioteca, ele tinha um papel que tinha escrito algumas frases aparentemente sem sentido que todos os homens da família tinham de ler ao completar a maioridade, era um tipo de ritual sem sentido para eles, o mordomo também tinha um mapa nas mãos. Quando Holmes chegou ao local, lendo o papel percebeu que aquilo era uma espécie de mapa em forma de palavras, relendo as instruções do mapa ele chegou a uma câmara secreta onde se deparou com o cadáver do mordomo, ele foi então analisar os metais encontrados no lago e se surpreende ao terminar de limpar os metais e percebe que eram moedas de ouro e entre elas estava a coroa de Carlos II um dos principais tesouros do Império Britânico.  Analisando o local do crime ele verificou que provavelmente a criada ajudou no crime, para ele a empregada pode ter prendido de propósito o mordomo, uma vez que já tivesse sido seu noivo e tinha lhe - partido seu coração, ou pode simplesmente ter sido um acidente, de uma forma ou de outra ela deixa tudo no lago e foge , assim ele soluciona o caso.
Toda essa estória se passa na Inglaterra, Holmes estava contando ao seu amigo Watson um de seus primeiros trabalhos e um dos mais empolgantes, todo o ocorrido deve ter acontecido em dia mais ou menos.

2º D MATUTINO , ropendo pro Terceirão ;D GRUPO : Ícaro =D, Ronildo (Ronildão), Hiago Vinicius (Pio), Ramon ( Ramonzin) , Rafael ( P. Fabio de Melo :D)

Um comentário: